CANELONE DE BERINJELA COM MOLHO PICANTE DE TOMATE-MANJERICÃO

Este é um bom prato para servir em jantares mais informais, pois pode ser preparado com antecedência. Experimente o molho levemente picante de tomate em massa integral sem glúten e couve sautée se você tiver sem tempo.

Rendimento: 4-6 porções (12 rolos)

CANELONE DE BERINJELA COM MOLHO PICANTE DE TOMATE-MANJERICÃO receita

canelone de berinjela
Imprimir
Ingredientes
  1. Para o molho picante de tomate-manjericão
  2. 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  3. ½ cebola vermelha picada
  4. 2 dentes de alho, picados
  5. ¼ colher de chá de flocos de pimenta vermelha
  6. 2 latas de tomate em cubos
  7. 2 colheres de sopa de folhas de manjericão
  8. Sal marinho e pimenta do reino moída
  9. Para os rolinhos de berinjela
  10. 2 berinjelas grandes, cortadas em fatias médias no sentido do comprimento
  11. ¼ de xícara mais 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  12. Sal marinho
  13. 1 xícara de abobrinha em cubos ou abóbora amarela
  14. 1 xícara pimentão vermelho picado
  15. 4 dentes de alho picados
  16. Pimenta do reino moída
  17. 2 xícaras de quinoa cozida
  18. 1/4 xícara de pinhão
  19. 1/2 colher de chá de orégano seco, esfarelado
  20. 1/4 xícara de caldo de legumes com baixo sódio
  21. Para as cebolas caramelizadas e couve
  22. 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem
  23. 1 xícara de cebola em fatias finas
  24. ¼ de colher de chá de pimenta vermelha esmagada em flocos
  25. 4 xícaras de folhas de couve rasgada
  26. 1 xícara de caldo de legumes com baixo teor de sódio
  27. 2 colheres de sopa de alho picado
  28. 1 colher de chá de vinagre de cidra não filtrado
  29. Sal marinho e pimenta do reino moída
Instruções
  1. Para o molho: Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio-alto. Adicione a cebola, o alho, a pimenta recém moída e salteie por dois minutos. Adicione os tomates e uma parte do manjericão, fervendo até reduzir para mais ou menos três copos, mexendo ocasionalmente por 20 minutos. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Deixe esfriar e só então adicione o restante do manjericão. Este molho pode ser preparado no dia anterior, basta guardar na geladeira.
  2. Para o canelone de berinjela: Pré-aqueça a grelha e deixe as fatias de berinjela em uma única camada em duas folhas próprias para assar. Pincele levemente as fatias com azeite e tempere com sal. Grelhe, sem virar, cada fatia até que a berinjela esteja macia e levemente dourada - fique atenta para não queimar. Deixe esfriar.
  3. Aqueça o restante do azeite em uma frigideira larga em fogo médio-alto. Adicione a abobrinha, o pimentão e o alho e salteie até ficarem suculentos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture a quinoa, o pinhão e o orégano. Mexa bem o caldo, tire do fogo e deixe esfriar. Amasse bem com as mãos o recheio de quinoa até que todos os ingredientes estejam bem úmidos e tempere a gosto com sal e pimenta.
  4. Em uma tábua, coloque uma fatia de berinjela, com o lado dourado para baixo e adicione duas colheres de chá de recheio na parte mais arredondada e enrole a berinjela. Coloque todos os rolinhos lado a lado em uma travessa ou em uma folha própria para assar. Os rolinhos também podem ser feitos com até um dia de antecedência.
  5. Para as cebolas e couve caramelizadas: Aqueça o azeite em uma panela antiaderente em fogo médio. Adicione as cebolas e a pimenta vermelha em flocos e cozinhe até que as cebolas estejam douradas, mexendo frequentemente, por 10 minutos. Coloque a couve, o caldo e o alho e cozinhe até que a couve esteja macia e a mistura caramelizada, mexendo ocasionalmente por 20 minutos. Adicione o vinagre e cozinhe por mais um minuto e tempere com sal e pimenta a gosto. A cebola e a couve precisam ser preparadas duas horas antes de servir, e descansar em temperatura ambiente.
  6. Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse os rolinhos por 15 minutos. Aqueça o molho em uma frigideira e coloque molho tanto no prato quanto em cima de cada rolinho. Adicione as cebolas e a couve caramelizada e sirva!
CADA PORÇÃO (SERVIDO PARA SEIS PESSOAS)
  1. 350 calorias (kcal) • 20 g de gordura • 0 mg de colesterol • 38 g de carboidratos • 9 g de fibra dietética • 9 g de proteína • 443 mg de sódio 5.098 UI de vitamina A • 96 mg de vitamina C • 146 mg de cálcio • 3 mg de ferro
Dani Tranchesi http://danitranchesi.com/

This post is also available in: Inglês

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>