HISTÓRIA DA MODA PELO MUNDO

Não dá para falar de museus de moda sem citar em primeira mão os que ficam em Paris.

Entre eles, o Palais Galliera e o Museu de Artes Decorativas do Louvre são considerados referência. Destaque para a exposição Anatomia de uma coleção – Parte 2, que será aberta hoje, dia 2 de novembro, no Palais Galliera, e conta a história da moda desde o século XVIII até os dias atuais. Se estiver passando pela charmosa rue de Rivoli, mesmo que não tenha tempo de entrar no Museu de Artes Decorativas, não deixe de visitar a loja onde se pode encontrar livros raros sobre moda e acessórios modernosos.

Palais Galliera Anatomia de Uma Coleção
Palais Galliera – Anatomia de Uma Coleção
Museu de Artes Decorativas
Museu de Artes Decorativas
Museu de Artes Decorativas Loja
Museu de Artes Decorativas – Loja
Cage crinoline Victoria and Albert Collections
Cage crinoline Victoria and Albert Collections

Ainda na Europa, destaque para o Victoria & Albert Museum, com uma das mais completas coleções de moda do mundo.

Até março de 2017 permanecerá por lá uma mostra bastante interessante que conta sobre parte fundamental da roupa que poucos veem: as lingeries – Undressed: A Brief History of Underwear. E para ajudar, o café deste museu é maravilhoso!

Na Inglaterra, em Bath, está o Fashion Museum com mais de 30.000 peças históricas e contemporâneas. Neste momento, é possível visitar A History of Fashion in 100 Objects. São 400 anos de moda, de 1600 aos tempos atuais, contados através de apenas 100 objetos. É possível ver desde antigos sapatos de seda a um moderno par de Nike. Ficará em cartaz até janeiro de 2019 – temos bastante tempo para esta visita!

Pair of woven silk shoes, with leather-covered wooden clogs 1740
Fashion Museum – Pair of woven silk shoes, with leather-covered wooden clogs, 1740

Um pouco mais longe, lá no Japão, em Kyoto, há um Museu relativamente novo, de 1980, com um acervo de apenas 12 mil peças de roupas e muitos documentos escritos.

O diferencial do Kyoto Costume Institute é possuir uma grande coleção, aproximadamente mil modelos, da Comme dês Garçons, a marca mais badalada do país e a mais conhecida internacionalmente graças ao brilhantismo de Rei Kawakubo.

Kyoto Costume Institute
Kyoto Costume Institute

Met Masterworks Unpacking Fashion

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>