LEITE DE AMÊNDOA DA FAZENDA

Esqueça as caixas de leite de amêndoa! Se você tiver que fazer uma única receita, esta certamente irá transformar sua vida.

Para começar, o gosto do leite de amêndoa natural é mil vezes melhor do que o tipo que vem de caixas e não é de se admirar: é só virar a caixinha e ver a longa lista de ingredientes – que muitas vezes inclui algo chamado “nitrato de potássio” ou “vitamina A palmitato”, coisas que você nunca encontraria em sua cozinha, bem como sabores artificiais, mesmo no tipo sem sabor.

Esse leite de amêndoa leva apenas 2 minutos para fazer e os ingredientes são simples: amêndoas, água, um pouco de adoçante e, se preferir, algum tipo de adaptogen em pó, como ginseng.

leite fazenda amêndoa

Mas aqui é a parte verdadeiramente transformadora: Leite de amêndoa é mais hidratante para o corpo do que água pura! Ele não apenas contém água, que é, naturalmente, o seu melhor amigo, mas também fornece o ácido graxo essencial que mantém suas células hidratadas e flexíveis. Para a hidratação ideal, é recomendável beber de 1 a 2 litros de leite por dia.

Para coar o leite de amêndoa, você pode usar um saco de musselina, de gaze ou uma peneira. É necessário coar, já que alguns pedacinhos de castanha não são totalmente triturados pelo liquidificador.

Rende cerca de 1 litro

leite de amendoa
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 xícara de amêndoas cruas, de molho, se possível (ver Dica)
  2. Adaptogen em pó, como o ginseng,
  3. 1 colher de sopa de néctar de agave cru, ou a gosto
  4. Reishi, astrágalo, maca, ashwagandha, ou suma (opcional; ver nota)
Instruções
  1. Se você tiver tempo, deixe as amêndoas de molho em água por 4 a 8 horas; descarte a água do molho.
  2. Coloque as amêndoas e de três a quatro xícaras de água no liquidificador, juntamente com o néctar de agave e adaptogen em pó, se optar por usar. Bata na velocidade mais alta por cerca de 2 minutos (o leite ainda terá alguns pedaços de amêndoa, por isso é importante coar).
  3. Coloque um filtro ou coador sobre uma tigela grande e forre com a musselina. Despeje a mistura de amêndoa através da musselina para que quaisquer pedaços de amêndoas moídas permanecem no pano, e apenas o leite vá para a tigela. Quando todo o líquido tiver escorrido através do tecido, pegue o tecido pelas bordas, levante-o para fora do filtro ou coador, e aperte-o bem para extrair todo o leite de amêndoa.
  4. O ideal é beber imediatamente ou colocar o leite em uma garrafa e manter na geladeira por 4 ou 5 dias. Agite o frasco se houver separação. Se você optar por adicionar maca em pó no leite de amêndoa, beba dentro de algumas horas para garantir o frescor - a maca tem um sabor forte, então considere adicionar também um pouco mais de agave.
Cada porção/ 1 xícara contém
  1. 89 calorias (kcal), 7 g de gordura, 0 mg de colesterol, 4 g de carboidratos, 2 g de fibra, 3 g de proteína, 3 mg de sódio, 1 IU vitamina A, 0 mg vitamina C, 52 mg de cálcio, 1 mg de ferro.
Dicas
  1. Manter uma tigela com amêndoas de molho no refrigerador – assim, você sempre terá amêndoas já de molho prontas para fazer leite. Essa receita também serve para amêndoas que não ficaram de molho, mas ficará mais saudável, cremoso e mais saboroso com aquelas que estiveram de molho por pelo menos quatro horas.
Nota sobre os ingredientes
  1. Os adaptogen (os pós de ervas) são opcionais, mas é bacana adicionar ao leite de amêndoas todos os dias (a quantidade pode variar, dependendo de qual você escolher. Verifique a recomendação de dosagem para cada tipo). As gorduras boas que ficam suspensas no leite de amêndoa ajudam seu corpo a absorver os benefícios desse superalimento com muito mais eficiência.
Variações
  1. Para aumentar a cremosidade, você pode adicionar ½ colher de chá de leticina (não a de soja vegan), disponível em lojas de produtos naturais. Extraído de membranas de plantas, essa substância amarelada oleosa é boa para a saúde coronária, flexibilidade e memória. Evite a leticina de soja, um subproduto altamente processado de alimento de soja de fontes de organismo transgênico.
  2. Para fazer um delicioso leite de amêndoas de baunilha, adicione ½ colher de chá de extrato natural de baunilha. Misture no liquidificador.
Dani Tranchesi http://danitranchesi.com/

This post is also available in: Inglês

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>