O PRIMEIRO DIA NA ENSOLARADA TURQUIA

Finalmente, depois de muita espera e preparativos, chegamos na Turquia, mais precisamente Istambul, de onde sai nosso trem rumo ao interior deste ensolarado país e ao misterioso e enigmático Irã.

A Igreja da Ilha Turquia
A igreja da ilha

Não sei o número exato, mas somo em muitas mulheres e algumas poucas eu já conhecia. Comigo estão Denise, minha irmã de sangue e Paula, minha irmã de coração. Todas temos em comum a sede por novos horizontes. O que me encanta no mundo é a diversidade, os diferentes jeitos de viver e relacionar-se. Obviamente vou aos lugares turísticos, mas gosto mesmo é de ficar olhando os rostos e gestos, de saber como era e como é a vida dos povos que visito.

Chegamos ontem bem tarde, em um voo direto, e hoje logo cedo estávamos prontas para o dia. Fomos passeando a pé pela cidade e fui revendo lugares que vi em 2007, como a praça do Hipódromo, a entrada da Cisterna, que gostaria de rever mas estava lotada, e o Bazar das Especiarias. Tudo igual, mas com uma enorme diferença no universo feminino. Quando estive aqui, me lembro de ter comentado que poucas mulheres usavam o véu e que, apesar de a maioria no país ser muçulmana, isso não era muito visível. Hoje não! Quase todas as mulheres usam véu e muitas cobrem o rosto, além dos cabelos e do pescoço. Fiquei realmente impressionada com a mudança, sei que elas o usam por opção, mas confesso que temi um pouco pela manutenção do Estado laico turco.

Amanha temos ainda bons passeios por aqui e a tarde embarcaremos na nossa casinha móvel: o trem onde moraremos por 15 dias.

 

This post is also available in: Inglês

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>