OS BENEFÍCIOS DA YOGA

Minha relação com a Yoga é antiga, desde 1988.

Na época a prática ainda era uma novidade, com poucas escolas e professores. Certo dia, conversando com uma prima que fazia Yoga, decidi ir conhecer a escola que ela frequentava. Segui o endereço e cheguei na Corpo: Centro de Organização e Reprogramação Psico Orgânica. A escola ficava em um casarão antigo no bairro dos Jardins e foi lá que conheci a professora Rosângela de Castro. Um tempo depois, a Corpo fechou e Rosângela migrou para o De Rose, método um tanto quanto polêmico. Eu, claro, fui atrás dela. Assim, por meio da escola, fiz minha primeira viagem para a Índia, em 1990, para uma imersão de conhecimento e aulas de Yoga em Rishikesh.

benefícios yoga corpo mente praia dani tranchesi

Depois de um tempo, parei de praticar e resolvi começar a correr. Minha história com a Yoga é assim, cheia de idas e vindas. Foi quando uma amiga, há mais ou menos 10 anos, me indicou o Kalidas, professor alemão que tinha um estúdio em São Paulo, chamado Surya. Comecei a frequentá-lo e me reapaixonei. Foi a primeira vez que tive contato com o método que pratico até hoje, o Iyengar, criado a partir da Hatha Yoga e feito com ajuda de alguns aparelhos, deixando o corpo mais alinhado. Essa linha da Yoga tem uma preocupação enorme com o alinhamento do corpo. Entrar, permanecer e sair da posição são três passos muito importantes no Iyengar.

Além das aulas propriamente ditas, também fiz o curso de formação de instrutores, chamado “Aprendendo a ensinar Yoga”. Foram dias inteiros convivendo e praticando Yoga.

benefícios yoga corpo mente dani tranchesiUm dos aprendizados mais bacanas foi sobre a anatomia – muito útil para uma pessoa como eu, que possui uma forte relação com corpo e o esporte.
Tempos depois, conheci a Camila, professora que trabalhava no Surya e segue o mesmo método. E que professora! Camila faz um trabalho tão incrível que não desgrudei mais dela. Hoje em dia, me revezo entre 1 hora de aula na minha casa e outra 1 hora na escola dela.

Mesmo que eu pare por um tempo, a Yoga faz parte da minha vida!

A prática traz um alongamento e força diferente da musculação, que não se perde ao longo do tempo. Outro ensinamento da Yoga foi aprender a respirar, com calma e do jeito correto. Mais do que benefícios físicos, a prática me ajuda a lidar com os percalços do dia a dia!

This post is also available in: Inglês

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>