PELAS RUAS DE HAVANA

Em 2014, Bernardino e eu partimos rumo a um dos países mais singulares do mundo: Cuba!

Ficamos em Havana, hospedados em um dos muitos hotéis velhos existentes por lá. A cidade, obviamente, não possui grandes cadeias hoteleiras, nos deixando com poucas opções.

pelas ruas de havana viagens cuba prédios

Havana é um contraste das casas e carros coloridos com a pobreza latente por todo canto. Sei que agora, depois do fim do embargo dos Estados Unidos, tudo está mudando. Mas, naquela época, era uma tristeza sem fim.

Nas ruas era notável a pobreza desse povo sofrido e sem acesso ao essencial. A impressão é que a cidade parou no tempo, com aqueles lindos casarões destruídos.

Cuba possui duas moedas impressas, sendo a oficial o Peso Cubano. A outra, Peso Convertido, é usada pelos estrangeiros e também no mercado negro, já que vale 32 vezes mais que o Cubano. Funciona assim: cada residente possui uma caderneta onde anota tudo que comprou de alimentos a produtos de higiene. Quando a pequena cota mensal acaba, é necessário aderir ao mercado negro, que vende desde charutos a passeios. Quanto a conexão e internet, os cubanos precisam ir para os hotéis que possuem wifi para, quem sabe, conseguirem se conectar. É uma vida muito diferente da nossa, mas essa diferença tornou a viagem ainda mais especial!

pelas ruas de havana cuba prédio viagensHavana possui muitos restaurantes com comidas locais, dos baratos até o mais recomendado. Se você está indo para lá, vale anotar essa dica: o La Guarida, localizado no centro da cidade, possui um astral incrível e pratos muitos saborosos. O restaurante fica dentro de um casarão antiquíssimo, onde foi filmado Morango e Chocolate, o que deixa tudo ainda mais pitoresco.

Pretendo voltar em breve para desbravar outros cantos de Cuba e ver todas as mudanças ao vivo. Em termos fotográficos, foi uma das melhores experiências que tive!

1 comentário

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>