RECEITA DE EMPANADA DA PAOLA CAROSELLA

RECEITA DE EMPANADA DA PAOLA CAROSELLA

As empanadas estão para a Argentina assim como a coxinha está para o Brasil. Este típico salgado é uma delícia para todas as horas e por mais que não pareça uma refeição completa, fico satisfeita com apenas uma. Adoro degustá-las quando vou a Buenos Aires!

A receita que divido abaixo com vocês é da chef argentina Paola Carosella – que faz uma das melhores empanadas que já experimentei, vale dizer.

Façam em casa e me contem se aprovaram!
RECEITA DE EMPANADA DA PAOLA CAROSELLA
Imprimir
Massa da empanada
  1. 500 g de farinha de trigo
  2. 115 g de banha de porco
  3. 1 xícara de água
  4. 10 g de sal refinado
Sugestão de recheio para empanada Salteña
  1. 400 g de carne moída (miolo de acém ou coxão mole)
  2. 400 g de cebola picada em cubinhos
  3. 50 g de banha de porco
  4. 50 ml de azeite de oliva
  5. 1 folha de louro fresco
  6. 1 xícara de café de água quente
  7. ¾ de colher de sopa de cominho em pó
  8. ¾ de colher de sopa de páprica
  9. ¾ de colher de sopa de pimenta calabresa
  10. Sal e pimenta do reino
  11. 4 talos de cebolinha cortada bem fininha
  12. 2 ovos cozidos cortados em cubinhos (cozidos por 6 minutos a partir da água fervendo)
  13. 1 batata cozida cortada em cubos pequenos
  14. Uva passas
Instruções
  1. Para começar o preparo, coloque a água em uma panela no fogão e deixe até que fique morna. Desligue o fogo, acrescente a banha e deixe derreter. Simultaneamente, coloque a farinha em uma bacia (peneire se preferir) e adicione a pitada de sal. Depois, adicione a mistura de água com banha ainda quente.
  2. Amasse a mistura até formar uma massa lisa. Embrulhe-a em um pano ou em um filme plástico e leve à geladeira para descansar até que a massa fique firme, o que vai levar entre 4 e 24 horas.
  3. Depois disso, corte a massa em 12 porções, formando bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena. Estique-as usando um rolo até ficarem com 13 cm de diâmetro e 3 mm de espessura aproximadamente e corte em discos. Empilhe-os um sobre o outro – isso evita que a massa seque e os discos grudem.
  4. Caso você não asse as empanadas logo após o preparo da massa, embrulhe-as novamente em um plástico ou pano de prato e guarde na geladeira até a hora de rechear.
Modo de rechear e assar a massa
  1. Pegue um disco de massa e coloque uma colher do recheio no centro da empanada. Para fechar o salgado, segure as bordas e aperte-as com os dedos, juntando uma pontinha de massa na outra. Forme uma espécie de renda na borda. Coloque as empanadas em um recipiente próprio para forno, untando com um pouco de óleo.
  2. Pincele as empanadas com gema de ovo misturada em leite (uma gema para uma xícara de leite) e polvilhe com açúcar. O forno deve estar muito quente. Asse por 10 minutos ou até ficarem bem douradas. E o queimadinho característico que ficará é importante para o sabor da empanada.
Modo de preparo do recheio
  1. Coloque a banha, o azeite e as cebolas em uma panela. Quando eles estiverem transparentes, acrescente o sal, orégano e o louro. Cozinhe em fogo de médio para baixo. Depois, acrescente a páprica, o cominho e a pimenta calabresa. Misture sem deixar grudar no fundo. Em seguida, coloque a carne para cozinhar nessa mistura e deixe-a até que mude de cor. Acrescente a água fervendo e desligue o fogo. Experimente para corrigir o sal e pimenta. Coloque o recheio em uma travessa, leve à geladeira e deixe por, no mínimo, 3 horas. Quando estiver frio, coloque por cima – sem mexer – a cebolinha, os ovos picados e as batatas cozidas. Agora é só rechear as empanadas como ensinado no passo anterior e colocá-las para assar.
Dani Tranchesi http://danitranchesi.com/
-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>