ROUPA FUNCIONAL

ROUPA FUNCIONAL Kátia Simone

Nos proteger do frio, calor, chuva, vento, olhares, são algumas funções básicas das roupas que vestimos.

Mas há quem vai além e apresenta a oportunidade de explorarmos um pouco mais o que levaríamos apenas para cobrir o corpo. Estamos falando das roupas tecnológicas, funcionais, que lentamente ganham espaço no nosso dia a dia.

Estudos não faltam para incrementar o guarda-roupa com peças que possam cumprir vários papéis, como repelir insetos, proteger dos raios solares, aumentar performance nas práticas de exercício e até mesmo captar energia solar. Ainda não dá para dizer que o mundo da moda está totalmente pronto para este universo, mas as pesquisas avançam rapidamente. O grande desafio é fazer as ideias ganharem força para produção em escala com preço ideal.

A Tommy Hilfiger já fez uma edição limitada de jaquetas com pequenas placas de captação de energia solar. O modelo tem capacidade de acumular energia suficiente para carregar celulares, tablets e outros eletrônicos com entrada USB. Não é nada fácil conseguir unir esta tecnologia com a beleza e praticidade das peças. Uma das grandes pesquisadoras de roupas tecnológicas com leitura de moda é a designer Pauline von Dongen.

Tommy Hilfiger Roupa Funcional
Tommy Hilfiger

Em seu centro de pesquisa, essa holandesa desenvolve belos protótipos que um dia poderão ser produzidos em larga escala, com preço acessível, bonitos e confortáveis. Um ótimo exemplo é a camiseta com placas flexíveis de capitação da energia solar que pode carregar celulares, MP3, GPS e tudo o que for compatível com USB.

Pauline van Dongen Moda Roupa Funcional
Pauline van Dongen

Enquanto não temos nossa super jaqueta captadora de energia e nem as invenções de Pauline von Dongen, a dica para não ficar na mão durante as viagens ou trabalhos fora do escritório, é optar por levar a mochila desenvolvida pela empresa americana AMPL.

AMPL Mochila Funcional
Mochila AMPL
Ela foi feita para transportar e recarregar todos os gadgets com entrada USB de maneira muito eficiente e elegante.

Os dispositivos que armazenam energia ficam na parte interna, distribuídos em vários bolsos, permitindo que mais de um equipamento possa ser carregado ao mesmo tempo. A tecnologia também aparece no tecido da mochila que não absorve água, mantendo todos equipamentos protegidos da umidade.

Bem, e se estiver muito frio e estivermos com tudo carregado e sem coragem de tirar as luvas para usar as telas touch screen? Daí teremos que usar as luvas da The North Face, feitas com couro de cabra especialmente para serem usadas neste momento – elas não alteram a sensibilidade na ponta dos dedos.

Luvas da North Face para Touch Screen Moda Funcional
Luvas da North Face para Touch Screen

Aliás, a marca tem uma grande quantidade de produtos de tecnologia avançada como jaquetas com isolamento ThermoBall, que promove aquecimento sintético evitando a perda de calor mesmo quando molhada, as calças que repelem água e por aí vai.

Jaqueta com tecnologia ThermoBall™ Moda Roupa Funcional
Jaqueta com tecnologia ThermoBall™

Outra marca bacana para os amantes de esportes ao ar livre é a prAna. Um bom exemplo é a blusa de manga longa com proteção solar que pode ser usada para esportes oceânicos. Aliás, peças com proteção solar são as mais desenvolvidas atualmente podendo ser encontradas em várias grifes.

prAna Arwyn Long Sleeve Sun Top Roupa Funcional
prAna Arwyn Long Sleeve Sun Top
Nos últimos anos, com a onda de mosquitos que podem transmitir sérias doenças, a indústria de roupas começou desenvolver tecidos com tecnologia para repelir insetos.

Agora, além dos repelentes em cápsulas, em aerossol, em incensos e sabe-se lá mais o quê, ainda vale dar uma reforçada vestindo peças que afastam os malditos insetos. Para proteger as crianças que são mais indefesas e nem sempre podem usar remédios, a marca brasileira Nano desenvolveu roupinhas fofas que levam citronela em seu tecido para manter os mosquitos distantes!

Nano Protect Roupa Funcional
Nano Protect
Nano Protect Roupa Funcional
Nano Protect

Agora é torcer para que cada vez mais tenhamos acesso às roupas que nos deem conforto, proteção e nos mantenham conectados por onde a gente andar!

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>