SANLIURFA: A TERRA DE ABRAÃO NA FRONTEIRA DA SÍRIA

Essa mulherada é animadíssima! Acho que 80% delas tem mais de 60 anos,  viajam juntas há 25 e topam tudo.

Tem uma sede de conhecimento e uma consciência de que estão longe, que o tempo passa e que não se deve deixar passar nada que se pode saber ou conhecer. É muito legal ver como elas lidam com as dificuldades comuns que aprecem com o passar do tempo.

sanliurfa

Ontem fomos conhecer, na cidade de Sanliurfa, o local onde os muçulmanos acreditam que nasceu Abraão, uma figura importantíssima tanto para cristãos como para muçulmanos e judeus. Porém, os judeus e cristãos acreditam que Abraão só passou por esse lugar a caminho da Terra Prometida. Enfim, religião a parte, esse lugar fica em um parque lindo, onde existe um lago sagrado, cheio de carpas. Acredita-se que Deus colocou Abraão neste lago para livrá-lo do fogo. A religião e as histórias seculares estão presentes em todos os lugares!

A tarde, fomos a uma outra vila bem perto, chamada Harran, com ruínas do começo da civilização. Por lá, as casas são redondas, feitas de barro, com o teto afunilado e um furo no meio, que é por onde sai o ar quente. Estava um calor enorme do lado de fora e, por incrível que pareça, a casa que visitamos estava fresquinha.

Lago Sanliurfa em Turquia
Lago Sanliurfa em Turquia

Esse vilarejo está a 18 quilômetros da fronteira com a Síria. É uma loucura pensar que estamos tão perto de uma zona de conflitos. No caminho também vimos alguns campos de refugiados Sírios. Eram organizados e limpos, mas, mesmo assim, tive vontade de chorar imaginando a dura realidade daquelas pessoas.

Essa noite, deliciosa e restauradora,  foi no hotel em Sanliurfa.

This post is also available in: Inglês

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>