UM DIA EM HSIPAW

hsipaw dani tranchesi myanmar viagensNossa programação inicial era fazer um dia de trekking pesado pelas montanhas, dormir em uma vila no alto e retornar amanhã.

Como eu disse, era. Como tivemos uma experiência parecida dormindo no monastério, resolvemos pular o programa. Fora isso, aqui faz um calor absurdo somado ao período de chuvas. Decidimos, então, ficar pelas aldeias perto da cidade e voltar para dormir no mesmo hotel, com chuveiro e cama limpinha.

Plantações de arroz Hsipaw Myanmar Viagens
Plantações de arroz

Saímos andando logo cedo e aos primeiros passos vimos as plantações de arroz quase dentro da cidade e perto das fábricas de noodles e crackers. Todos esses produtos são feitos com arroz, mas preparados de forma bem antiga e com higiene duvidosa. Por sorte, fervemos os noodles antes de comer e misturamos aos legumes. Os vegetais daqui são incríveis, sempre refogados com alhos e feitos com as folhas. Nunca tinha comido folha de chuchu, por exemplo, e adorei.

No final da manhã paramos em um monastério feminino. O que vi foi um bando de meninas pequenas, com as cabeças raspadas, rostos tristes e que usavam roupas cor-de-rosa. Muitas delas são deixadas ali pelos pais que tem muitos filhos e não conseguem criar todos.

Noviças meninas do monastério feminina hsipaw Myanmar
Noviças meninas do monastério feminino

Ao menos, no monastério, elas têm a chance de aprender algo. A comida é conseguida através de doações, recolhidas pelas meninas que andam pela cidade. Uma vida bem dura!

Almoçamos arroz e vegetais em um hotelzinho na beira do rio. Depois da siesta improvisada no próprio restaurante, saímos de speed boat (um barco bem primitivo, como uma canoa de madeira que é adaptada a um motor de carro velho) em direção a uma tribo da região.

Foi um final de tarde perfeito para fotografarmos uma gente muito simples e sempre sorridente.

This post is also available in: Inglês

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>