UM DIA POR SHIRAZ

Chegamos em Shiraz ontem à noite, fomos direto para o jantar e depois cama – não sem antes tomar um belo banho para lavar o cabelo, pois nessa viagem optei por lavá-los sempre nos hotéis, dia sim e dia não, devido as dimensões da cabine do trem.

shirazAcordamos cedo e às 9h da manhã já estávamos em uma mesquita cheia de vitrais que formam reflexos incríveis pelo chão e pelas paredes. Saindo dali fomos ver a tumba de um dos mais importantes poetas persas. Muitos iranianos gostam de passar um tempo rezando ou meditando por ali e sempre colocam a mão sobre o túmulo para dizer ao poeta que ele não está sozinho.

Continuamos o passeio e fizemos mais uma parada para trocar dinheiro. Enquanto esperávamos, descobrimos uma loja de açafrão que dizem ser o melhor do mundo! O dono da loja deve estar agradecendo a Alá até agora, porque nunca deve ter vendido tanto.

Paramos para um almoço rápido, em um restaurante que nos serviu macarrão. Foi muito bom comer algo diferente para variar. Desta vez, fui eu quem agradeceu a Alá porque está difícil viver, basicamente, de arroz e quebab de frango.
A próxima parada da nossa maratona em Shiraz foi o Jardim Botânico. Antigamente, o local era um palácio real muito importante e depois se transformou em uma fortaleza de um antigo e bondoso Rei.

Jardim Botânico em Shiraz Irã
Jardim Botânico em Shiraz

Para terminar, fomos ao bazar que durou horas! Comprei mais algumas roupas para usar nesses últimos dias e fui com algumas amigas até um café nada turístico – tomamos limonada e sorvete de chocolate. A dona do café é uma iraniana simpaticíssima, como a maioria que encontramos por aqui.

O diálogo é sempre engraçado: falamos em inglês e elas respondem com duas palavras na mesma língua e o resto em farsi! Mas a vontade de se comunicar é tanta que sempre fazemos amizades.

Passamos rapidinho em um hotel para jantar e voltamos para o trem rumo a Isfahan. Ufa, tô exausta hoje!

Bazaar em Shiraz Irã Viagens Dani Tranchesi
Bazaar em Shiraz

 

This post is also available in: Inglês

-

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar esses HTML tags e artibutos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>